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Porque sua plataforma de e-learning deve ter total acesso via celular?

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Porque sua plataforma de e-learning deve ter total acesso via celular?

Vivemos em um mundo mobile!

Seu celular está sempre com você. Você acessa e-mails, rede sociais, envia mensagens, lê notícias, tudo isso através dele. E estudar pelo celular também é uma grande realidade.

Veja aqui algumas razões pelo qual sua plataforma de EAD (LMS) precisa ser responsiva e ter total acesso via smartphone:

  1. Mobilidade

Encontrar tempo e disponibilidade para agendar uma turma presencial, em que todos os usuários estejam disponíveis é muito difícil. Cada pessoa tem os seus horários. Através de um sistema de e-learning com acesso móvel, o aprendizado fica mais acessível. Basta o usuário ter acesso a internet e nada mais.

  1. Flexibilidade

Através de uma plataforma EAD com acesso mobile, os cursos e conteúdos estão disponíveis 24 horas por dia. Se o usuário estiver no ônibus, trânsito ou no horário de almoço, por exemplo, poderá acessar e por em dia seus estudos.

  1. Desktops estão caindo em desuso

De acordo com uma pesquisa do Google, há um crescimento contínuo das pessoas que utilizam apenas seus celulares e tablets em comparação a aquelas que usam apenas seus desktops. Você aí, possui Desktop em casa? Qual a frequência que utiliza seu PC de mesa versus seu celular?

Cada vez mais as empresas estão adaptando seus serviços, produtos e meios de comunicação para as plataformas mobile, e o sistema de e-learning não pode ficar para trás.

Veja mais sobre a nossa plataforma, acesse: http://www.studioead.com.br/3/plataforma-studio-ead-pro/

Plataforma de e-learning (LMS) para treinamento externo de parceiros e clientes

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Plataforma de e-learning (LMS) para treinamento externo de parceiros e clientes

Além do treinamento interno para os colaboradores, as empresas estão vendo que o treinamento à distância estendido aos parceiros externos e clientes é primordial para fidelizá-los.

Agora a grande questão é: Quais sãos os principais pontos que sua plataforma de LMS deve possuir para atender essa demanda? Vamos lá:

  1. Escalabilidade de acesso

Sua plataforma de EAD deverá ter uma escalabilidade de acesso que não comprometa o desempenho. O seu quadro de parceiros, distribuidores e clientes pode aumentar muito e é preciso atender todos eles.

  1. Utilização da mesma plataforma para público interno

O ideal é você utilizar a mesma plataforma para os seus treinamentos internos, assim todas as informações ficam unificadas. Confira se sua plataforma poderá classificar os usuários entre colaboradores (internos) ou usuários externos. Algumas plataformas no mercado mudam até o layout de acordo com o tipo de login que é utilizado. É o caso da StudioEAD.pro, que pode possuir alguns layouts diferentes para cada tipo de login.

  1. Interface moderna e intuitiva

Escolha uma plataforma que os usuários externos consigam acessar e trabalhar nela facilmente. Assim, você não precisará dar um tutorial ou suporte para atender dúvidas de acesso, ou algo do tipo.

  1. Acesso móvel

Primordial que a plataforma seja responsiva e o usuário consiga acessar os itens pelo seu celular/smartphone. Muitos dos usuários externos não possuirão computador desktop, e podem estar sempre trabalhando na rua. No caso da plataforma StudioEAD.pro, ela se ajusta a qualquer tipo de dispositivo, como celulares e tablets, e é possível acessar os materiais perfeitamente.

  1. Integração com sistemas

Confira com a empresa fornecedora da plataforma se é possível fazer integrações com outros sistemas já utilizados pela sua empresa. É muito comum que você queria utilizar o banco de dados do seu CRM, por exemplo, na sua plataforma de EAD.

  1. Experiência da empresa fornecedora

Analise e peça cases que a empresa fornecedora da plataforma possui nessa linha de treinamentos externos. Assim ela poderá te auxiliar na implantação do seu projeto, orientando quais os desafios e melhores caminhos a seguir.

Por exemplo, nós da Studio EAD, temos nossa plataforma implantada para o cliente Bosch oferecer treinamentos para externos, que incluem parceiros e revendedores. Os usuários acessam a plataforma e fazem o seu auto-cadastro. E assim, têm acesso a treinamentos sobre os produtos da empresa. Esse projeto engloba a disponibilização desses treinamentos para parceiros da Bosch de mais de 20 países.

Veja mais sobre a nossa plataforma, acesse: http://www.studioead.com.br/3/plataforma-studio-ead-pro/

 

Quais são os prós e contras da utilização do Moodle no ambiente corporativo?

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Quais são os prós e contras da utilização do Moodle no ambiente corporativo?

O Moodle é uma das plataformas mais conhecidas atualmente, isso se deve por ela ser um LMS gratuito. Como toda plataforma, ele apresenta prós e contras na escolha de sua utilização. Vou citar e explicar quais são essas vantagens e desvantagens (claro, ao meu ver).

Vantagens

  • É uma plataforma gratuita (de código aberto) então você não terá uma mensalidade para utilização dela.
  • É uma boa escolha para um projeto de pessoa física, que não necessitará de muitos recursos, e quer tentar reduzir ao máximo os custos.
  • Possui tutoriais na internet que podem te ajudar a trabalhar com ela.

Desvantagens

  • Mesmo sendo uma plataforma gratuita, você precisará de um profissional de TI para a implantação e customização do seu moodle.
  • Não é indicada para utilização em empresas ou projetos médios e grandes, pois é uma plataforma muito limitada.
  • Não possui muitos relatórios e tipos de atividades.
  • Difícil navegação, tanto para os gestores como para os alunos.
Resumindo, se o seu projeto é de pequeno porte e você possui algum profissional de TI, o Moodle pode ser uma solução inicial para você. Mas caso você deseja uma plataforma mais completa, com mais atividades, relatórios, é melhor você escolher uma empresa que ofereça um LMS mais apropriado para sua necessidade, como é o caso da Plataforma StudioEAD.pro. Você não precisará de equipe de TI e já terá uma plataforma completa, cheia de recursos e altamente customizável.

Veja a seguir quais as vantagens da plataforma da Studio EAD em relação ao Moodle:

  • Visual atrativo e totalmente customizado com a identidade visual da sua empresa;
  • Banners animados para divulgar novos cursos e destacar outras informações;
  • Utilização de imagens para representar os cursos e módulos (no Moodle os cursos são representados apenas por textos);
  • Botões personalizados para rápido acesso a quadro de avisos, dúvidas, ou outros itens;
  • Página de desempenho do usuário, onde o mesmo verá através de apenas uma tela o desempenho em todos os seus cursos (no Moodle, o aluno deve entrar em cada curso para visualizar cada nota.)
  • Exclusivo sistema de medalhas e ranking entre usuários, estimulando os usuários a obterem melhores resultados nos cursos;
  • Relatório administrativo contendo as notas de todos os alunos em todos os cursos em uma só tela (no Moodle, se você tem 20 cursos, você terá que entrar em cada um para retirar um relatório de notas, o gera muito trabalho e perda de tempo aos gestores.)
  • Aplicação de filtros nos relatórios de notas dos alunos. Desta forma, o administrador consegue retirar dados dos alunos de uma região, ou que tem um cargo específico, ou qualquer outra característica.
  • Envio de mensagens para os alunos de acordo com o percentual de progresso deles em um curso (não iniciado, em progresso, ou concluído).
  • Criação de novos relatórios, específicos para sua empresa;
  • Integração com outros sistemas utilizados por sua empresa;
  • Total autonomia para trocar banners e imagens da página principal, sem a necessidade de ter conhecimento em TI.
  • Ferramenta que transforma vídeos em SCORM, permitindo rastrear se o aluno assistiu cada vídeo até o final.
  • Integração com o PagSeguro, para aquelas empresas que desejam comercializar seus cursos.
  • Geração de certificado automático customizado, e ferramenta para verificar a autenticidade deles.
  • Entre outros.

Caso tenha interesse, veja mais sobre a nossa plataforma: http://www.studioead.com.br/3/plataforma-studio-ead-pro/

Benefícios do EAD na sua empresa

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Quais os reais benefícios do e-learning aplicado na sua empresa?

Muito se fala na aplicação do e-learning nas empresas em vez do tradicional método presencial. Mas quais são os benefícios do EAD X Ensino Presencial no meio corporativo?

  1. Redução de custos

Uma das maiores vantagens é, sem dúvida, a redução dos custos na aplicação de treinamentos. No treinamento presencial é necessário o deslocamento de todo o público de espectadores e tutores, saindo do seu horário de trabalho para uma localização específica. Só aí já há os custos de transporte, hospedagem e logística. Além disso, é necessário ter um local físico para receber e aplicar este treinamento (exemplo: aluguel de um hotel), oferecer coffeebreak, ter colaboradores para organização deste evento, oferecer material impresso, entre outros custos. Qual é o custo disso para uma empresa de 50, 100, 500, 1.000 colaboradores?

Já com a plataforma de treinamento online, você não terá nenhum destes custos citados acima. Embora tenha um valor inicial e uma mensalidade para utilização da plataforma EAD, esses custos são mínimos quando comparados ao método de treinamento presencial.

 

  1. Agilidade e praticidade na implantação dos cursos

No formato EAD, os cursos podem ser aplicados de uma forma muito rápida e fácil para todos os colaboradores, independente da região em que eles se encontram e sem se preocupar com a logística de reunir todos em turmas com datas e horários específicos. A aplicação dos conteúdos se dá de forma imediata. Imagine, por exemplo, que teve uma atualização em uma parte do software que os seus colaboradores utilizam. Você poderá criar um conteúdo falando desta atualização (PDF, PPT, vídeo, ou curso interativo) e disponibilizar na plataforma de EAD para todos os usuários terem acesso, no mesmo dia em que houve a atualização.

 

  1. Acesso ilimitado aos cursos

No treinamento presencial, o usuário participa do treinamento apenas uma vez, faz suas anotações e depois só conta com o conteúdo que ele absorveu neste treinamento. Nesse processo já há uma certa perda do conhecimento, pois o usuário não absorve todo o conteúdo apresentado.

Já no e-learning, o usuário pode acessar os cursos quantas vezes e quando ele desejar. Por exemplo:  se um colaborador não se lembra de um dos passos de venda padrão da empresa, ele pode acessar a plataforma, acessar o respectivo curso e rever exatamente o assunto que ele precisa recordar ou tirar dúvidas. Assim, todos os colaboradores sempre estarão alinhados às normas e diretrizes da empresa.

 

  1. Padronização de conteúdo

Vamos supor que um franqueado recebeu um treinamento da franqueadora, e agora ele irá repassar esse conteúdo aprendido para os colaboradores de sua franquia. Já no primeiro momento em que ele faz o treinamento presencial, ele não absorve 100% o conteúdo, o que é normal para qualquer pessoa. Posterior a isso, quando ele for replicar esse conteúdo, ele irá fazer de uma forma diferente do que foi apresentado; ele fará do modo que conseguir e que achar mais viável. Nessa segunda etapa, já se perdeu muito do conteúdo inicial, e da padronização que a franqueadora praticou inicialmente.

Com o EAD, todo o conteúdo vai ser ensinado para os usuários de uma forma padronizada. Os usuários vão ter acesso ao conteúdo total, sequenciado da forma que a empresa deseja que ele acesse.

 

  1. Retenção do conteúdo

Com o e-learning, é possível aplicar o conteúdo através de curso interativo, jogos, quizzes, e questões, tornando o conteúdo mais interativo e atrativo. Isso faz com que o usuário tenha uma maior retenção do conteúdo apresentado, permitindo que ele utilize o que aprendeu no seu dia a dia de trabalho.

 

  1. Crescimento da produtividade no trabalho

Com a padronização do conhecimento e a maior retenção dos conteúdos, o colaborador estará mais bem preparado e consequentemente maior terá maior eficiência no seu trabalho e no auxílio aos seus colegas.

 

  1. Redução do turnover na sua empresa

Colaboradores motivados tendem a permanecer na empresa. Aplicando uma gama de treinamentos para os seus colaboradores, eles podem planejar os seus objetivos dentro da empresa e se sentirem motivados para estudar e aprender, e com isso melhorar o seu desempenho dentro dela.

 

  1. Comunicação mais eficiente com seus colaboradores

Uma plataforma de EAD serve não só para treinamento. Também é muito utilizada para enviar lembretes, avisos, e até mesmo realizar pesquisas. Tais pesquisas podem ser de satisfação, ou pesquisas que farão o levantamento dos pontos fracos da sua equipe, e que assim, podem ser trabalhados com a aplicação de treinamentos.

 

Entre em contato com nós da Studio EAD para iniciarmos o seu projeto de e-learning corporativo.

E-learning corporativo

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E-learning corporativo

Como implantar o EAD na sua empresa

Se há alguns anos o e-learning (ensino à distância) era apenas uma tendência no Brasil, hoje em dia já é uma grande realidade e está em constante crescimento. Cada vez mais, além das instituições, as empresas têm escolhido o EAD para aplicar treinamentos corporativos, isso porque esse modelo traz ótimos benefícios.

Mas vamos começar do início: o que você precisa para aplicar treinamentos à distância na sua empresa?

Conseguimos desmembrar esse modelo de e-learning corporativo em dois pilares: Plataforma e Cursos.

 

Plataforma de EAD

A plataforma é como uma universidade corporativa online. Conhecida como LMS (Learning Management System ou em português Sistema de Gestão de Aprendizagem) é o portal em que os usuários vão acessar, fazer o login e ter acesso aos cursos. Além dos usuários classificados como “alunos” também é muito importante a criação dos usuários “gestores” e “tutores”. Os usuários “gestores” são os usuários que terão acesso total à parte administrativa da plataforma. Ou seja, eles terão acesso a todas as informações dos usuários, cadastros, matrículas, relatórios diversos, acessos, notas… Enfim, terão acesso a tudo. Já os usuários “tutores” são responsáveis por turmas ou cursos específicos. Então eles terão acesso a relatórios de notas e progresso referentes às turmas que eles são responsáveis, mas não farão alterações administrativas. Para essa etapa, o mais indicado é que você escolha uma empresa especializada que já possua uma plataforma estável e com diversas funções e relatórios. Algumas empresas ainda optam por criar a sua plataforma do zero, mas isso não é muito indicado, pois além de um investimento maior, isso levará muito tempo para ser desenvolvido. No mínimo, teriam que ser criados: rotinas de cadastro, edição e matrícula de usuários; criação de diferentes perfis, criação de relatórios de notas e progresso; criação de atividades diversas (Ex.: fórum de discussão, chat, módulo de Scorm, módulo de avaliações com perguntas aleatórias, gerador de certificado, etc). Ou seja, um bom LMS não é apenas um local onde posta-se conteúdos, mas sim, uma ferramenta capaz de gerar informações gerenciais sobre o nível de conhecimento de todos os participantes.

 

Cursos

Os cursos são os conteúdos que serão apresentados para o usuário acessar e estudar. Cada curso pode ser composto por diversos tipos de materiais como: vídeos, apostilas, PDFs, ebooks, SCORMs (módulos interativos), fóruns de discussão, avaliações, certificado, vídeo conferência… Nessa etapa é importante você fazer um planejamento de como é a melhor maneira de apresentar o conteúdo para o seu público alvo. Por exemplo: Tenho um conteúdo em um arquivo de WORD com 50 páginas. Ao invés de apenas colocar esse arquivo de texto para os usuários acessarem, é preciso pensar como podemos apresentar esse conteúdo de uma forma mais atrativa. Podemos, por exemplo, dividir esse conteúdo em 10 módulos, e em cada módulo gravar vídeos sobre o conteúdo abordado, além de pegar o texto referente a esse módulo e deixar como um material de apoio. Também seria indicado colocar algumas questões ao final deste cada módulo para verificar se os usuários entenderam e absorveram o conteúdo. Assim, apenas se ele acertar um número mínimo de questões da prova, ele conseguirá ter acesso ao próximo módulo. Uma alternativa à gravação de vídeos, seria transformar esse conteúdo em um curso interativo com ilustrações, personagem animado, narração, e animações, onde o usuário interage em cada tela (clicando nos itens) para ver as informações e realizar no treinamento.

Espero que agora você consiga iniciar o seu projeto de e-learning corporativo!

Conheça a plataforma de e-learning da Studio EAD. Acesse: http://www.studioead.com.br/3/plataforma-studio-ead-pro/
E veja também sobre o nosso serviço de desenvolvimento de cursos interativos: http://www.studioead.com.br/3/e-learning/