Quais os reais benefícios do e-learning aplicado na sua empresa?

Muito se fala na aplicação do e-learning nas empresas em vez do tradicional método presencial. Mas quais são os benefícios do EAD X Ensino Presencial no meio corporativo?

  1. Redução de custos

Uma das maiores vantagens é, sem dúvida, a redução dos custos na aplicação de treinamentos. No treinamento presencial é necessário o deslocamento de todo o público de espectadores e tutores, saindo do seu horário de trabalho para uma localização específica. Só aí já há os custos de transporte, hospedagem e logística. Além disso, é necessário ter um local físico para receber e aplicar este treinamento (exemplo: aluguel de um hotel), oferecer coffeebreak, ter colaboradores para organização deste evento, oferecer material impresso, entre outros custos. Qual é o custo disso para uma empresa de 50, 100, 500, 1.000 colaboradores?

Já com a plataforma de treinamento online, você não terá nenhum destes custos citados acima. Embora tenha um valor inicial e uma mensalidade para utilização da plataforma EAD, esses custos são mínimos quando comparados ao método de treinamento presencial.

 

  1. Agilidade e praticidade na implantação dos cursos

No formato EAD, os cursos podem ser aplicados de uma forma muito rápida e fácil para todos os colaboradores, independente da região em que eles se encontram e sem se preocupar com a logística de reunir todos em turmas com datas e horários específicos. A aplicação dos conteúdos se dá de forma imediata. Imagine, por exemplo, que teve uma atualização em uma parte do software que os seus colaboradores utilizam. Você poderá criar um conteúdo falando desta atualização (PDF, PPT, vídeo, ou curso interativo) e disponibilizar na plataforma de EAD para todos os usuários terem acesso, no mesmo dia em que houve a atualização.

 

  1. Acesso ilimitado aos cursos

No treinamento presencial, o usuário participa do treinamento apenas uma vez, faz suas anotações e depois só conta com o conteúdo que ele absorveu neste treinamento. Nesse processo já há uma certa perda do conhecimento, pois o usuário não absorve todo o conteúdo apresentado.

Já no e-learning, o usuário pode acessar os cursos quantas vezes e quando ele desejar. Por exemplo:  se um colaborador não se lembra de um dos passos de venda padrão da empresa, ele pode acessar a plataforma, acessar o respectivo curso e rever exatamente o assunto que ele precisa recordar ou tirar dúvidas. Assim, todos os colaboradores sempre estarão alinhados às normas e diretrizes da empresa.

 

  1. Padronização de conteúdo

Vamos supor que um franqueado recebeu um treinamento da franqueadora, e agora ele irá repassar esse conteúdo aprendido para os colaboradores de sua franquia. Já no primeiro momento em que ele faz o treinamento presencial, ele não absorve 100% o conteúdo, o que é normal para qualquer pessoa. Posterior a isso, quando ele for replicar esse conteúdo, ele irá fazer de uma forma diferente do que foi apresentado; ele fará do modo que conseguir e que achar mais viável. Nessa segunda etapa, já se perdeu muito do conteúdo inicial, e da padronização que a franqueadora praticou inicialmente.

Com o EAD, todo o conteúdo vai ser ensinado para os usuários de uma forma padronizada. Os usuários vão ter acesso ao conteúdo total, sequenciado da forma que a empresa deseja que ele acesse.

 

  1. Retenção do conteúdo

Com o e-learning, é possível aplicar o conteúdo através de curso interativo, jogos, quizzes, e questões, tornando o conteúdo mais interativo e atrativo. Isso faz com que o usuário tenha uma maior retenção do conteúdo apresentado, permitindo que ele utilize o que aprendeu no seu dia a dia de trabalho.

 

  1. Crescimento da produtividade no trabalho

Com a padronização do conhecimento e a maior retenção dos conteúdos, o colaborador estará mais bem preparado e consequentemente maior terá maior eficiência no seu trabalho e no auxílio aos seus colegas.

 

  1. Redução do turnover na sua empresa

Colaboradores motivados tendem a permanecer na empresa. Aplicando uma gama de treinamentos para os seus colaboradores, eles podem planejar os seus objetivos dentro da empresa e se sentirem motivados para estudar e aprender, e com isso melhorar o seu desempenho dentro dela.

 

  1. Comunicação mais eficiente com seus colaboradores

Uma plataforma de EAD serve não só para treinamento. Também é muito utilizada para enviar lembretes, avisos, e até mesmo realizar pesquisas. Tais pesquisas podem ser de satisfação, ou pesquisas que farão o levantamento dos pontos fracos da sua equipe, e que assim, podem ser trabalhados com a aplicação de treinamentos.

 

Entre em contato com nós da Studio EAD para iniciarmos o seu projeto de e-learning corporativo.

Maurício Nocêra

Author Maurício Nocêra

Sócio da Studio EAD Experiência de mais de 10 anos no desenvolvimento e aplicação de e-learning.

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